Ainda sobre o afastamento de Marc Hauser


Conforme foi divulgado neste blog recentemente, o psicólogo americano Marc Hauser, um conhecido expoente da chamada Psicologia Evolucionista, que nada mais é do que o espojo vivificante da velha e Sociobiologia darwinista, foi afastado da Universidade Harvard por “má conduta científica”, sendo acusado de fraudes em pesquisas sobre a “moral inata”.

No auge de sua fama, em 2002, Hauser deu uma entrevista à Folha de São Paulo, na qual falou de seus trabalhos sobre a linguagem humana e dos animais. Lá pelas tantas o jornalista lhe perguntou:
Como foi a recepção à idéia de que todos os animais são equipados com um "kit" cognitivo básico”? Ao que ele respondeu:
“Eu acho que a reação foi relativamente favorável. A idéia básica de que há especializações distintas no cérebro é uma visão predominante na ciência cognitiva, então, o que eu sugeria para animais não era repugnante para as pessoas em ciência cognitiva. Desde que eu publiquei o livro, um dos estudantes que trabalhavam comigo [Brian Hare] mostrou, agora em chimpanzés, evidências muito mais fortes para uma capacidade que eu disse que faltava em animais, que é a de atribuir crenças e desejos a outros indivíduos, a chamada teoria da mente".

Sobre a questão de sua má conduta em Harvard, segundo um artigo publicado em The Chronicle, os resultados dos experimentos em questão foram transcritos por Hauser e um assistente de seu laboratório. Hauser solicitou a um segundo assistente para rever os dados. Ao revisar as transcrições do primeiro assistente, este outro notou que os macacos não demonstravam apresentar nenhuma alteração nos padrões a que foram submetidos. O resultado, portanto, apontava para um total fracasso na pesquisa. Todavia, na transcrição feita por Hauser o saldo final dos experimentos com os macacos apresentou absoluto sucesso. Mais tarde os dois assistentes decidiram revisar os dados sem a permissão de Hauser e os transcreveram de forma independente, encontrando grandes falhas na pesquisa feita pelo professor de Harvard. A partir daí o castelo do famoso psicólogo evolucionista começou a desmoronar, culminando no seu afastamento dessa prestigiosa universidade.

Sempre fui um crítico das especulações darwinistas da chamada Psicologia Evolucionista, também conhecida por "Evo Psy". O motivo básico é que geralmente tais pesquisas já partem de uma idéia pré-concebida e de um desejo que as cousas se sucedam de um determinado modo. No fim eles sempre acabam dando um jeitinho de “provar” que Darwin tinha razão e por vai...

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!