Darwin nos vestibulares

Aos que pretendem ingressar numa boa universidade aqui no Brasil, o vestibular continua sendo o inevitável purgatório. Especificamente na matéria de Biologia, temas relacionadas ao naturalista Charles Darwin e à Teoria da Evolução são deveras corriqueiros nos melhores exames do país. A par disto e para melhorar o desempenho dos vestibulandos, publico a seguir uma série de questões, todas abordando a temática da evolução.

Mas, cuidado!
Se você é um crítico da teoria evolucionista ou contesta o autor de “A Origem das Espécies”, nunca tente colocar em dúvida seus intocáveis pilares. Do contrário, além de perder pontos na matéria, correrá ainda o risco de ser rotulado de “fundamentalista”. Sim, afinal, Darwin e a Teoria da Evolução fazem parte do “cânone sagrado” da Biologia, e por isso nunca podem ser contrariados. Mas, vamos aos vestibulares:

Questão 1 (USP):
O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwin. Diante disso, considere as seguintes afirmativas:

I. A seleção natural leva ao aumento da freqüência populacional das mutações vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência.

II. A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual.

III. A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo.

Está correto o que se afirma em: a) I, II e III; b) I e III, apenas; c) I e II, apenas; d) I, apenas; e) III, apenas.

QUESTÃO 2 (USP):
Há uma impressionante continuidade entre os seres vivos (...). Talvez o exemplo mais marcante seja o da conservação do código genético (...) em praticamente todos os seres vivos. Um código genético de tal maneira “universal” é evidência de que todos os seres vivos são aparentados e herdaram os mecanismos de leitura do RNA de um ancestral comum. Morgante & Meyer, Darwin e a Biologia, O Biólogo 10:12–20, 2009. O termo “código genético” refere-se:

a) ao conjunto de trincas de bases nitrogenadas, cada trinca correspondendo a um determinado aminoácido.

b) ao conjunto de todos os genes dos cromossomos de uma célula, capazes de sintetizar diferentes proteínas.

c) ao conjunto de proteínas sintetizadas a partir de uma sequência específica de RNA.

d) a todo o genoma de um organismo, formado pelo DNA de suas células somáticas e reprodutivas.

e) à síntese de RNA a partir de uma das cadeias do DNA, que serve de modelo.

QUESTÃO 3 (USP):
Em 2009, comemoram-se os 150 anos da publicação da obra A origem das espécies, de Charles Darwin. Pode-se afirmar que a história da biologia evolutiva iniciou-se com Darwin, porque ele:

a) foi o primeiro cientista a propor um sistema de classificação para os seres vivos, que serviu de base para sua teoria evolutiva da sobrevivência dos mais aptos.

b) provou, experimentalmente, que o ser humano descende dos macacos, num processo de seleção que privilegia os mais bem adaptados.

c) propôs um mecanismo para explicar a evolução das espécies, em que a variabilidade entre os indivíduos, relacionada à adaptação ao ambiente, influi nas chances de eles deixarem descendentes.

d) demonstrou que mudanças no DNA, ou seja, mutações, são fonte da variabilidade genética para a evolução das espécies por meio da seleção natural.

e) foi o primeiro cientista a propor que as espécies não se extinguem, mas se transformam ao longo do tempo

QUESTÃO 4 (UEPG):
A noção de que os seres vivos mudam ao longo do tempo é, atualmente, tão natural quanto à ideia de que as células são as unidades da vida e de que o DNA é o material genético dos seres vivos. Essa forma de pensar caracteriza o transformismo, doutrina segundo a qual as espécies se transformam gradualmente no decorrer do tempo, sendo todas provenientes de ancestrais comuns, por evolução. A respeito desse tema, assinale o que for correto:

a) O fixismo é a teoria que contraria o conceito da evolução. Essa teoria defende que cada espécie viva teria surgido por um ato de criação divina, tendo hoje exatamente as mesmas características que possuía na época primitiva. As espécies biológicas, assim, seriam fixas e imutáveis.

b) As ideias fixistas perduraram desde a antiguidade até o século XIX, quando o naturalista Charles Darwin publicou "A Origem das Espécies", obra que causou muita polêmica no mundo científico da época.

c) Para o filósofo grego Aristóteles, cada espécie viva podia ser "arrumada" num dos degraus de uma escada, no sentido de uma complexidade cada vez maior. Cada degrau da escada teria, assim, seu ocupante definitivo, não podendo haver nenhuma mudança de lugar, já que as espécies biológicas eram perfeitas e não sofriam transformações no decorrer do tempo.

d) Lineu, inventor do sistema de classificação usado até hoje, era fixista. Seu sistema taxonômico, porém, criado com base na maior ou menor semelhança entre os grupos biológicos, seria usado por Darwin cem anos depois para elaboração de sua teoria da seleção natural.

e) O biólogo francês Jean Baptiste Lamarck, encarregado da coleção de invertebrados no Museu de História Natural de Paris, foi o primeiro cientista a propor uma idéia coerente, um mecanismo que explicava como os seres vivos evoluíam. Em vez de uma "escada" única com degraus fixos, Lamarck acreditava na existência de várias "escadas" e, o mais importante, na possibilidade de as espécies serem capazes de "mudar de degrau", em outras palavras, de se transformar. Embora suas idéias sobre o mecanismo da evolução sejam hoje rejeitadas, ele teve o mérito de propor pela primeira vez uma idéia de evolução que foi levada a sério.

QUESTÃO 5 (UFBA):
Como, de cada espécie, nascem muito mais indivíduos do que o número capaz de sobreviver, e, como, consequentemente, ocorre uma frequente retomada da luta pela existência, segue-se daí que qualquer ser que sofra uma variação, mínima que seja, capaz de lhe conferir alguma vantagem sobre os demais, dentro das complexas e eventualmente variáveis condições de vida, terá maior condição de sobreviver [...]. E, em virtude do poderoso princípio da hereditariedade, qualquer variedade que tenha sido selecionada tenderá a propagar sua nova forma modificada. (DARWIN, 1985, p. 45). Com base nessas informações:

a) Identifique o processo sugerido por Darwin que relaciona condições vantajosas a maiores chances de sobrevivência e reprodução.

b) Explique, no contexto da biologia contemporânea, o significado da expressão “poderoso princípio da hereditariedade”, destacando as duas propriedades sugeridas no texto que são inerentes à sua natureza molecular.

QUESTÃO 6 (UFSC):
Em 2009 comemora-se 200 anos do nascimento de Charles Darwin e 150 anos da publicação do livro A Origem das Espécies, obra que coroou um extenso trabalho de Darwin e foi um marco no estudo da Biologia. Sobre evolução, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S):

a) O francês Jean Baptiste Lamarck contribuiu de maneira significativa com o trabalho de Darwin, pois ele já defendia a ideia de que a modificação das espécies era devido à seleção natural.

b) Uma das bases da teoria de Darwin foi a Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos, que, embora com mais de 200 anos, se mantém atual até os dias de hoje.

c) Segundo a hipótese da seleção natural, grandes modificações nos indivíduos são transmitidas de pai para filho.

d) No livro A Origem das Espécies, Darwin formulou a hipótese de que o ambiente selecionava os mais aptos (seleção natural), que tinham mais chances de sobreviver e deixar descendentes.

e) Os fósseis, a semelhança embriológica entre as espécies e a existência de estruturas vestigiais desprovidas de função nos animais são evidências da evolução.

QUESTÃO 7 (UFJF):
Quando o cientista Charles Darwin chegou às Ilhas Galápagos (ou Arquipélago das galápagos), observou que, embora o clima, a vegetação e a fauna fossem parecidos, quando olhava atentamente para as espécies, encontrava grandes diferenças entre elas. O que mais lhe chamou a atenção foram os tentilhões, pássaros pequenos, do tamanho de um pardal, bastante parecidos entre si. Observe a representação artística de cinco das 13 espécies de tentilhões que ocorrem nas Ilhas Galápagos e responda às questões a seguir:

a) Das teorias da evolução, qual foi a teoria criada por Darwin a partir das observações feitas nas Ilhas Galápagos?

b) Observando os tentilhões e seu nicho ecológico, quais informações Darwin utilizou para propor tal teoria?

c) Cite uma causa ou pressão seletiva que provavelmente tenha sido responsável pela diversidade de tentilhões nas Ilhas Galápagos.

d) Atualmente a teoria sintética é um componente importante para o entendimento do processo evolutivo. O que ela acrescentou à teoria criada por Darwin?

QUESTÃO 8 (UNIFEI):
Em 2008, comemoram-se os 150 anos da primeira apresentação pública da teoria da evolução, elaborada por Darwin e Wallace. Muitas das perguntas e das preocupações deDarwin sobre o funcionamento da natureza e sobre a ecologia dos organismos continuam relevantes e conduzem a indagações atuais que merecem investigação e servem de inspiração para pesquisas que podem ser desenvolvidas em pleno século XXI. Considere as seguintes afirmativas sobre a teoria da evolução e assinale a alternativa correta:

I. O mecanismo da evolução caracteriza-se basicamente por uma alteração na freqüência de certos genes na população, causada por mutação, seleção natural, isolamento geográfico e reprodutivo ou deriva genética.

II. A mutação é uma alteração na seqüência de bases do DNA, podendo ser espontânea ou provocada por agentes ambientais. Somente as mutações que ocorrem nas células reprodutoras têm importância evolutiva.

III. Segundo Darwin, pela seleção natural, as espécies são representadas por indivíduos cada vez mais adaptados ao ambiente em que vivem.

IV. O uso demasiado de uma estrutura leva a sua hipertrofia.

V. Caracteres adquiridos são passados às descendências.

A. Estão corretas somente I, III e V; B. Estão corretas somente I e III; C. Estão corretas somente II e V.

QUESTÃO 9 (UFPI):
Os experimentos de Miller, nos quais alguns aminoácidos simples foram formados quando uma corrente elétrica passou através de uma mistura de NH3, CH4, H2O e H2, deram suporte à:

a) hipótese de Oparin sobre a origem da vida.

b) Teoria de Darwin sobre aorigem das espécies.

c) Teoria de Pasteur (a vida surge da vida)

d) Hipótese de Van Helmont sobre a abiogênese.

e) Hipótese de G. W. Beadle e E. L. Tatum sobre a teoria “Um gene – Uma enzima”.

QUESTÃO 10 (UFSC):
Ao formular sua teoria para explicar a evolução dos organismos, o inglês Charles Darwin baseou-se em fatos, tais como:

1. Em uma espécie, os indivíduos não são exata-mente iguais, havendo diferenças que tornam alguns mais atraentes, mais fortes, etc.

2. Populações crescem mais depressa do que a quantidade de alimentos necessária para supri-las.

3. Caracteres adquiridos são passados às descendências.

4. Uso demasiado de uma estrutur
a leva à hiper-trofia da mesma.

5. Mutações são muito freqüentes.

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É isso!

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